26 de abril de 2019. 55 homens da 3.ª Bateria finalizaram o Campo de Instrução. Eles e outras cinco unidades. Machucados e extenuados, sujos e com fome saíram do quartel portadores de um experiência única. Se o trabalho foi coletivo, o saldo é individual porque o recebimento da boina preta é resultado do empenho e da coragem, mas o que vale verdadeiramente são os sinais de maturidade e crescimento emocional. Parabéns a todos os envolvidos: recrutas e oficiais que cumpriram a sua tarefa; aos pais que ficaram aqui, do outro lado, à espera do retorno. ❤️
Para não esquecermos de como tudo aconteceu:
Há pouco menos de duas semanas, os 55 integrantes do 3.° Batalhão, os Panteras, irão participar do coroamento da missão inicial do serviço militar. O tão famoso e mal falado (quem sabe assustador) Campo de Instrução.
Como em todos as outras fases, o teste é árduo. Exige avaliar atributos individuais como resistência, rusticidade, iniciativa, tenacidade e espírito de equipe. E surgem as dúvidas: o que vai acontecer durante esses cinco dias? Vou aguentar?
Ainda não sabemos onde será feito, mas com certeza em algum lugar que chove. Sim, sempre chove para, mais uma vez, testar os limites em ficarem molhados e com frio. Em conversa com militares na ativa e com quem já passou pela experiência, ouvi: “ele não viu nada ainda (ao lembrar das dificuldades iniciais)” o que não me deixou nem um pouco tranquila; ou “podem escolher um mês com menos incidência de chuvas, mas parece que há uma conspiração. Sempre chove”, o que torço para a trama desse ano não dar certo, e ficar seco.
Passarão por marcha; exercícios diurnos e noturnos; irão se arrastar por quilômetros de terreno – a pista de progressão – e ficar machucados. Os mais espertos seguirão as dicas dos experientes. “Muito hipoglós”. Irão ter orientação de higiene e primeiros socorros; construção de abrigo e armadilhas; como fazer fogo e conseguir água; participar da pista de cordas; manter o silêncio; aprender a fazer nós e amarrações; usar a camuflagem e se manter seguros, limpos e secos. Vencer as adversidades e aprender com elas.
Não foi fácil mesmo mas foi um aprendizado que levaremos pra vida toda
CurtirCurtido por 1 pessoa