São dois anos desde o dia que resolvi escrever o primeiro texto do Bizu de Mãe. Parece ter sido ontem. E descobri que o sentimento de ser mãe do Mundo Verde só muda de endereço e de tempo espacial. O restante, é tudo igual como se um filme voltasse a rodar. Em 2019, éramos 34 mães. Neste ano, somos 23. E que time! Somadas somos 57 mulheres. E não são somente números. São fortes emoções, realizações e respostas. Movimento e sentimentos à flor da pele. 24 horas.

Neste ano, o dia das mães será diferente. Se no ano passado, houve a coordenação de todos os quarteis para entregarem a boina aos recrutas, em 2020 a pandemia que atinge o mundo, adiantou etapas e mudou planos. As mães entendem.

Teria muito a dizer, mas a palavra é de cada uma das que participaram nessa homenagem pontuando o que é ser mãe de soldado. Daquelas que os filhos estão nos quarteis, espalhados por esse brasilzão, daquelas que os filhos foram engajados após o cumprimento do serviço militar e das que os filhos seguiram outros rumos. O importante é estar feliz. E hoje, aplaudo e agradeço a cada uma das mães – das que seguiram o site, das que acompanharam o blog e das que nem conheço mas que viveram e estão passando por essa experiência de ser mãe de soldado. FELIZ DIA DAS MÃES!!!!!

Ser mãe de um soldado é ser uma mãe cheia de orgulho🥰 É olhar para o seu filho e ver que ele cresceu. A mudança talvez seja mais nossa que deles! No começo, sofremos demais, mas agora o sofrimento dá lugar à felicidade de esperar eles chegarem. Poder cuidar e escutar como foi seu dia, sempre cheios de aprendizado!

Luana, mãe de Matheus
São Paulo, 2020

Quando você nasceu foi uma mistura de felicidade, medo e incertezas. De como a minha vida mudaria com você ao meu lado. Se eu iria conseguir fazer um bom trabalho como mãe … E hoje, vendo você, meu filho amado, tão dedicado e responsável, com tanta certeza do que quer da vida, meu coração transborda de amor e orgulho .

Fernanda, mãe Cristian
Curitiba, 2020

Ser mãe de soldado é sentir o coração pulsando fora do peito… É vibrar com uma simples mensagem de boa noite … É chorar escondido de saudades… É perder o sono em noites frias pedindo a Deus que ele esteja bem… Mas é também se sentir realizada ao ver que meu pequeno cresceu. Seu sonho se realizou e percebo sua evolução como pessoa quando dá valor a pequenas coisas. Mesmo com coração apertado por sua ausência, só tenho a agradecer a Deus. Ver o sonho do meu filho realizado, não tem preço!

Patricia, mãe de Julio Cesar
Curitiba, 2020

Antes do meu filho ir pro quartel, nossa vida tinha uma rotina. Hoje, não existe mais programação para nada. Sinto muita falta do meu filho, pois acordar todo dia e sair sozinha não é a mesma coisa. Sinto muita sua falta, filho amado. Tenho o maior orgulho de ter o privilégio de ser sua mãe. Já arriscou a própria vida pra me defender. Hoje, me orgulho ainda mais porque sei que se afastou de mim por uma boa causa para servir nosso país. Hoje, sei o quanto pesa usar uma farda porque cada superação dentro do quartel é uma vitória pra mim aqui fora. Estou sempre esperando você, meu filho amado. Te amo muito .

Nicinha, mãe do Carlos
Curitiba, 2020

Hoje só tenho a agradecer a Deus pela mãe que me tornei quando o filhão virou militar. No começo nada fácil, até hoje não é. Quanta dor senti, quantos nós na garganta desceram seco, um misto de alegria e tristeza, muitas e muitas vezes as lágrimas vieram, noites em claro, mais o coração com certeza cheio de orgulho por ver o meu menino se transformando em um grande homem guerreiro!! Aço!! Hoje, somos verde oliva. Brasil 🇧🇷💚💪🏻

Ideise, mãe do José
Ponta Grossa (PR), 2020

Meu filho, desde pequeno você falava que queria servir o Exército. Agora, você está aí. Fiquei muito triste no começo por ser em outra cidade e tinha receio de você não conseguir. Talvez por ver você como uma criança. Coisas de mãe 🤭. Mas tem me mostrado que é forte e determinado. Você cresceu, e estou tão orgulhosa e feliz de ser mãe de soldado. Hoje, tenho certeza que essa foi a melhor escolha. Mesmo longe, morrendo de saudades há 4 meses sem te ver. Todo esse aprendizado vai ser ótimo para sua vida. Te amo!!

Michele, mãe do Felipe
Uberaba (MG) – Curitiba, 2020

Ser mãe de um soldado é uma mistura de sentimentos. Ficamos felizes, choramos. Tudo ao mesmo tempo porque não estamos preparadas para ficar longe e ver eles crescerem tão rápido. Quando vi ele saindo de casa com uma bolsa para ficar pela primeira vez longe de casa, por uma semana, cai na realidade de que realmente meu filho tinha crescido. Tenho que ser forte para transmitir tranquilidade. Mas, quando entramos em casa choramos. Não é fácil para uma mãe admitir que eles já não dependem mais tanto assim de nós. Ficamos felizes quando ele liga e fala que está bem. E, acima de tudo, com muito orgulho ao dizer que o meu filho é um soldado do Exército Brasileiro.

Renata, mãe do Leonardo
Rio de Janeiro, 2020

Ser mãe de soldado é ter sua ver sua vida dar um giro de 360 graus sem não poder fazer nada. É ver aqueles meninos se transformarem em homens do dia para a noite. É ficar à espera do próximo campo e torcer para que se for em outro estado não fiquem muito tempo. E ao mesmo tempo é ter orgulho de ver eles estão mais responsáveis. Eu sempre digo que o melhor de mim nasceu de mim. Amo mais que a minha própria vida. Esses dois são a minha melhor essência.

Eliane, mãe do Cb Ricardo e Matheus
Curitiba, 2020

Este ano me tornei “mãe de milico”. Nunca imaginei tal situação. Quando soube da notícia, meu mundo caiu, medo, incertezas, aflição…o afastamento por conta do internato. Como meu filho iria se portar tantos dias longe de casa?!Trinta dias sem ver, saber…nenhum telefonema pra acalentar o coração. Foi quando, fuxicando na internet sobre a vida dos soldados, que achei uma entrevista de uma mãe, que assim como eu, também tinha passado por tudo, o nome dela: Aline. Fiquei curiosa e busquei o blog, a página no face, do Bizu de Mãe. E que achado!!! Mudou a minha visão sobre a “vida militar”. Acolheu meu coração, acalmou a minha aflição. Então embarquei nesse mundo no dia 02/03/2020. Sofri, chorei, orei, mentalizei todas as coisas boas não só pra minha cria, mas pra todos os filhos de mães que estavam na mesma situação. Quando busquei meu filho, neste dia da foto, encontrei outra pessoa, firme, forte, com o coração cheio de amor e saudade, responsável, vibrante, o melhor presente que sequer eu poderia imaginar!

Cris, mãe de João Pedro
Pelotas (RS) 2020

Meu filho, meu tesouro, Meu orgulho ♥️ No início eu não queria que ele entrasse no quartel, pois como uma mãe zelosa, me preocupava muito com a saúde dele! Porém o sonho do meu filho sempre foi ingressar na carreira militar! Então vivia entre a cruz e a espada, de um lado meu coração de mãe protetor e do outro a realização pessoal do meu filho!

Quando ele entrou no quartel, os primeiros dias longe dele foram os mais complicados, a saudade, falta de comunicação! O grupo de mães nesse momento foi o meu apoio, entender cada etapa e olhar o quartel com outros olhos… Que seria algo importante na vida dele! Tenho muito orgulho do meu filho e do homem que é, muito antes do quartel, pois sempre foi uma pessoa gentil, educada e disposta a ajudar o próximo e ser soldado só tem reforçado todas essas qualidades!
Como mãe me sinto realizada porque sei que ele virá de lá uma pessoa muito mais forte e com muito mais conhecimento!Estou muito feliz por ele estar realizando seu sonho ❤

Maria, mãe do Luan
Curitiba, 2020

Olha você aí meu querido, meu amor! Você fez uma bagunça no meu coração nestes últimos meses. Uma mistura de medo, orgulho, saudade. Hoje me sinto mais madura, mais confiante e com um orgulho tremendo de você, meu soldado favorito. Meu primogênito, obrigada por ser sua mãe.

Lilian, mãe do Gabriel
Curitiba, 2020

Mãe de soldado é poder acreditar que tudo vai passar e tudo vai melhorar. É acreditar no seu filho mesmo com a dor física, mental ou da distância …. Tenho estado ausente do grupo pelo meu trabalho no SUS, pois estou na linha de frente contra o coronavirus quero agradecer a todas do grupo em especial a Aline. … Meu filho teve problemas de saúde no quartel, mais hoje graças a Deus está recuperado. É um dos soldados que fará parte da Corrida do Facho, pelo 20 BIB, em Curitiba. Mãe de soldado é acreditar no potencial de seu filho e dizer estou com você meu filho, tudo pode naquele que nos fortalece. 🙏🥰obrigada grupo.

Gis, mãe do Félix.
Curitiba, 2020

Ser mãe de soldado é saber que meu filho cresceu e está passando uma nova fase nas nossas vidas. Às vezes choramos, sorrimos, mas é gratificante saber que os sonhos dele estão se realizando e as orações estão se cumprindo. Amo ser mãe de soldado.

Adriana, mãe do Jaysson
Curitiba, 2020

Hoje eu ouço seus passos marchando rumo ao novo e lembro desses pés quando ensinei a andar. Ouço você bradando a canção do TFM e lembro de seu choro a plenos pulmões quando nasceu. Olho teu sorriso tão lindo, o mesmo que não mudou e continua levando luz por onde passa. Para o Exército você é o soldado. Para mim, será sempre sempre meu príncipe que me mostrou o que é ser amor ao me chamar de mãe.

Eliceia, mãe do Junior
Curitiba, 2020

Mãe lê pensamentos, tem premonição, sonhos estranhos. Conhece cada choro, de gripe, de medo, entra sem bater, liga de madrugada, pede favor chato, palpita e implica com amigos, namorados, escolhas. Mãe dá roupa do corpo, tempo, dinheiro, conselho, cuidado, proteção. Mãe dá um jeito, dá nó, dá bronca, dá força. Mãe cura cólica, porre, tristeza, pânico noturno, medos. Espanta monstros, perigos. Mãe tem intuição e é messiânica: mãe salva. Mãe guarda tesouros, conta histórias e tem lembranças. Mãe é arquivo! Mãe exagera, exaure, extrapola. Mãe transborda, inunda, transcende. Feliz dia das mães! Parabéns a todas as mamães que vibram e pulsam por seus filhos!❤❤❤❤💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓

Lucia, mãe do Sd Alisson
Caxias do Sul (RS), 2020

Ser mãe de soldado foi o melhor aprendizado que tive..Sofri junto com ele, mas hoje só tenho que agradecer e respeitar o sonho dele…Amo você, filho!

Jane, mãe do Raul
Curitiba, 2020

Mãe, todos os dias é importante para a jornada da vida dos filhos. Ser uma mãe de filho todo especial, soldado, guerreiro pelas suas conquistas e vencendo suas batalhas dia pós dia. Muito orgulho desse homem que está se tornando. 😍❤️

Joice, mãe do Bruno
Curitiba, 2020
Foto: Dani Ruvieiro

E tem que passou por essa experiência. Mas o coturno continua lá. A farda ainda é orgulho. O sentimento de mãe é o mesmo.

Eu como mãe de recruta fiquei apreensiva, com misto de emoções. É difícil ver seu filho, sua “cria” sair do ninho e da proteção. Mas com o passar do tempo fui ficando mais calma, com o sentimento de orgulho tomando conta. Sou grata a Deus por ser mãe de soldado. De acompanhar a sua evolução e de como o Exército fez bem. Ser mãe é uma dádiva. Amo meus filhos. Gratidão e orgulho, são meus sentimentos.

Daiane, mãe do Sd. Gomes
Curitiba, 2019

No dia 8 de março, meu filho entrava em um mundo verde, o Exército. O dia como mãe, de dor e tristeza. Depois, orgulho. Ali entrava um menino, hoje ele continua lá. Um soldado de compromisso. Sou muito grata a Deus por ser mãe desse lindo soldado. Hoje sou mais forte e com mais experiência.

Rosimeri, mãe do Sd Guilherme
Curitiba, 2019

Há um ano, um garoto de 18 anos entrou para Exército. A dor da entrega, vou confessar não foi fácil. Teve choro, sentimento de perda, mas também de orgulho por ter um filho militar para servir a Pátria. O internato foi interminável. Em casa, cada um reagia de um jeito tentando amenizar a saudade e a falta da presença e da companhia de todos os dias. Enfim, chegou o dia do retorno do internato. Que alegria. Depois veio o campo, novamente coração apertado. Ao retornar, ele exausto e nós ansiosos por saber como tinha passado aquele período. Com o passar dos dias, percebi que o garoto que havia entrado de roupas civis no 5º GACAP não era mais o mesmo, estava forte fisicamente, com um olhar mais seguro, com mais responsabilidade, com disciplina, com mais respeito pelo próximo, com espírito de equipe. Sim, ele mudou!
Veio a formatura e que emoção! Ali conheci os amigos, os parceiros de trabalho, os irmãos que fez nestes dias tensos e intensos. Os meses foram se passando, e o Exército foi cada vez mais fazendo parte dos planos e sonhos do Rafael, e, consequentemente, os nossos também. Teve um acidente no final de ano (fraturou a perna, o que evoluiu para uma embolia pulmonar) e foram dias difíceis e de angústia. Mas, graças a Deus tudo ocorreu bem e ele está recuperado. Ainda está afastado, mas toda vez que tem que se apresentar paramentado para a perícia, sente orgulho e prazer de vestir a farda.

Iolanda, mãe do Sd Kuhnen
Curitiba, 2019

Puxa, 2019 foi um ano inesquecível! Foi um ano de muita aprendizagem para nossos meninos, mas com toda certeza, aprendemos muito com eles também! Eu que sempre fui tão protetora, vi o quanto meu bebê havia crescido… Se mostrou um homem forte e de coração bom! Ah! Em cada noite dele no campo, eu chorava em casa, pensando se ele tinha se alimentado ou se estava passando frio… Chegou o dia do reencontro, eu estava muito emocionada e preocupada… Ele cheio de experiências novas pra contar, aprendizados para a vida toda e fortalecido por ter vencido essa etapa! A formatura foi um momento de tanta emoção, todas as famílias ali unidas para recebê-los! Depois, no campo de CFC, eu sabia que já não precisava me preocupar tanto, pois meu menino já estava tão acostumado aos desafios. Mesmo assim o coração ficou apertado, novamente. E tem como a gente não se preocupar? Difícil aceitar que cresceram e já não são tão meninos assim… Hahaha… E o que dizer do nosso grupo de mães, carinhosamente criado pela Aline? Foram muitas conversas, choros, risadas. Foi maravilhoso ter todas vocês por perto! Certamente são amizades e lembranças que guardarei para sempre!

Ana Paula, mãe do Sd Rosas Leite
Curitiba, 2019

E tem quem não ficou. Mas, a experiência servirá para nunca esquecer. Teve frio, teve fome, teve briga, teve companheirismo. Teve de tudo um pouco para mostrar que na vida tem limites, tem regras e tem sentimento de grupo.

Pra mim foi uma sensação muito especial ver meu filho se tornar um homem e se alistar para o Exército Brasileiro. Foi um momento de muito orgulho e de felicidade para todos nós, principalmente para mim mãe, que nunca tinha ficado longe dele por muito tempo. Fiquei emocionada, apreensiva com tudo que aconteceu, pelos dias ruins e bons. Sem saber se ele estava bem, se estava se alimentando bem, se não estava machucado, se estava passando frio. Só no momento em que retornava para casa, me sentia melhor, menos apreensiva. Meu filho estava bem e em casa, sob os meus cuidados ….Foi uma experiência única!!!!Até hoje me recordo dessa sensação. Sou uma mãe muito orgulhosa do Soldado de Jesus 💕❤❤👏

Daniela, mãe do veterano Sd de Jesus
Curitiba, 2019

Ser mãe de soldado foi uma forte emoção, orgulho batendo no peito: esse é meu filho, meu soldado que amo demais. Foi um tempo bom, cheio de dúvidas e receios mas com a certeza que no final tudo valeu a pena!

Ana Paula, mãe do veterano Sd Bonato
Curitiba, 2019

2019 foi lindo e maravilhoso. A ida do Thiago para o quartel como recruta foi um susto. Ele queria muito. Cresceu. Do menino, no final, amadureceu e começou a ter decisões próprias. No decorrer do ano, ficamos preocupados; susto quando se machucavam, alguns saíram. Mas, ficamos fortalecidas. Cada uma ajudando a outra no grupo, mesmo com um bom dia e boa noite, cada mensagem, cada foto significavam uma união. Entre os colegas de quartel, muitos fizeram amizade. Era uma emoção vê-los marchando, e é algo que me deixa saudades. Tenho a filha que é sargento temporário, e precisou mudar de cidade e ir para Florianópolis. Está feliz. Atua em postos de saúde. Tenho que agradecer a Deus. As mães se fortalecem quando os filhos estão bem, com saúde. Fico feliz pelos meus filhos terem servido à pátria.

Cida, mãe do veterano Sd Câmara e Sargento Nicoly
Curitiba, 2019

Ser mãe de recruta é sorrir e chorar, se mostrar corajosa quando medo toma conta. É saudade, angústia, é hora que não passa…É se emocionar a cada tão sonhada conquista, é honra e prestígio, orgulho de só quem viveu sabe o valor de tudo isso…Indescritível é o amor que sinto pelo meu filho soldado!

Adriana, mãe do veterano Sd Abner
Curitiba, 2019

Mãe do Mundo Verde!!!
Impossivel descrever em poucas palavras o que é ser mãe, e ainda mãe de um soldado….
Sempre soube da dimensão do amor de ser mãe mas não sabia que iria além, até meu filho se tornar um soldado.
Ahhh, nunca imaginei que iria sentir uma dor que não se compara a nada, creio que era o desligamento do cordão umbilical….
Noites sem dormir, medos, angústias sem saber o que aconteceria naquele mundo verde.
Meu filho cresceu muito, aprendeu muito…..
E eu??? Ahhh como eu cresci, tive ajuda do Bizu de Mãe.
Sem falar no orgulho em cada formatura, em especial a da Boina, ahhhh indescritível, não contive as lágrimas…
Amo ser mãe, #AmoSerMãeDeSOLDADO

Camila, mãe do veterano Sd Netto
Curitiba, 2019

Foram tempos difíceis, quase enlouquecedores mas de muitas alegrias, muito orgulho e hoje muita saudades desse tempo. Muita gratidão a Deus pelo privilégio de ser mãe de soldado 😍🥰

Viviane, mãe do veterano Sd Bruno
Curitiba, 2019

2019 como não lembrar dessa data inesquecivel do dia da entrega da Boina. Tantas lágrimas, tantas torturas em saber que meu filho estava tão longe de mim mais que no final de tudo me trouxe tanta alegria. Alegria de ver meu filho crescendo e trilhando o caminho do bem. Aprendendo tantas coisas importantes. Alegria em conhecer tantas mães maravilhosas que também estavam passando a mesma dor que eu. Cada uma com seus sentimentos mas com o mesmo objetivo. No final, tudo isso se transformou em alegria com o sentimento de missão cumprida. Obrigada a todos que estiveram ao meu lado. Obrigado a você, Aline pela brilhante ideia de criar o grupo onde encontramos forças uma com a outra e sobrevimos a todos os obstáculos. Obrigada a todas. Quero desejar um feliz dia das mães a todas as guerreiras. Que Deus nós abençoe.

Geralda, mãe do veterano Sd Kainan
Curitiba, 2019

E no fim, mãe é assim. São muitas ao mesmo tempo. É pulsação e amor mesmo quando não parece. É vida.