
O titulo é de um clássico samba de Noel Rosa que virou clichê, mas tem ocasiões que vale parar e pensar no complemento do “com a que devo ir” como uma dica para não perder o rebolado. Sim! Tem algumas regrinhas de etiqueta para quem vai visitar um quartel. E alguns comentários que ouvi de uma das mães que participou e a curiosidade de tantas outras pelo assunto, me motivou a escrever sobre elas. O importante é não passar vergonha – e principalmente, não deixar uma má impressão para o filho no quartel. Ele vai voltar todo o dia, você não! E não queira saber das piadinhas que eles podem ouvir de mães e irmãs… Então, roupas e sapatos confortáveis para aguentar algumas horas em pé e a certeza de não ser barrado por alguma inconsistência no vestir. Sem estresse para ninguém.
De bate-pronto você sabe dizer o que poderia não ser permitido vestir em uma visita a uma instituição militar? Aposto que não.
Sai ano, entra ano os pequenos deslizes persistem. Essa semana teve evento militar com a presença da família. Ainda restritiva, devido a presença do covid-19 no país e a baixa imunização vacinal, mas suficiente para que pais, mães e irmãos conseguissem vivenciar um pouco da rotina dos recrutas que cumprem o Serviço Militar Obrigatório, esse ano.
E com pandemia ou sem pandemia, tem quem esqueça o bom senso em casa. Você imaginaria uma mãe vestindo um macaquinho curto para assistir a uma cerimônia oficial? Ou com um decote generoso? Ou a transparência que dá para ver a alma? Em três anos de @bizudemae são muitas histórias e muitas piadinhas de mal gosto. Quem tiver uma, me conte.
Uma pena, porque em diversos casos vai impedir a presença da mãe ou do pai na cerimônia caso não se enquadre. Sim, uma organização militar é um ambiente tradicional, cheio de regras e com valorização a padrões. Se você quer estar em um ambiente assim, precisa se adequar.
E entre as histórias têm de tudo. A mãe que apareceu na cerimônia de baixa com uma macaquinho curto, enquanto a irmã de um soldado conseguiu entrar com shorts. C’est la vie! Ou a que resolveu que a blusa precisava ser a mais apertada possível para chamar a atenção. Não do desfile à frente, mas da sua roupa. Ou da visitante que recebeu o convite para se retirar caso não cobrisse o espaço aberto do cropped.
Tem OMs que deixam explicito as regras, até fazem bilhete para que filhos recrutas possam entregar a seus pares. Mas, tem aqueles que pagam para ver. E está lá, para mulheres é proibido o uso de minissaia, vestidos e saias com comprimento inferior a 4 dedos acima do joelho, bermuda, short, camiseta tipo regata de alça fina, roupas frente ú nica, sem alça ouexcessivamente decotadas, calças legging transparentes. Para homens também tem recadinhos de não usar camisetas ou calças rasgadas, regatas, bermudas, chinelos e similares. Na dúvida, prevaleça o bom senso.